segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMO FALAR EM PÚBLICO

Alterações para afugentar o tédio, interação e conhecimento do público, além de uma dose saudável de autocrítica, são as chaves para que você dê o seu recado. Mas, por favor, maneire no PowerPoint.
1) Ria de si mesmo: Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.
2) Frase-resumo: Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que a gente chama de lead: pôr o mais importante logo no início.
3) Lei dos 5 minutos: O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.
4) Vídeo Autocorretivo: Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo..." e "né?", pausas como "ããã" ou "éééééééééé" e cacoetes como coçar a cabeça a ajeitar as calças.
5) Power point com moderação: A idéia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.
6) Conheça o público: Saiba quem é sua plateia e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação.
7) Bônus antibranco: Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livrá-lo da armadilha do "branco".

2 comentários:

questionario