quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SOBRAM VAGAS PARA TÉCNICOS

Sobram vagas para trabalhadores de nível técnico em São Paulo neste início de ano - que é um bom momento para tentar conquistar uma delas. A informação é do Progrmaa Empresa São Paulo, lançado em agosto de 2008 pelo governo do Estado, ele tem home um total de 27.502 vagas abertas, mas de 3 mil só na Região Metropolitana de São Paulo.
"O número de candidatos ainda é maior do que a oferta, mas apenas por conta da falta de qualificação", explica a técnica do Programa Simone Barros. Sobram vagas, por exemplo, para técnicos em eletrônica, mecatrônica, informática e também em áreas em que o mais comum seria a exigência de nível universitário, como nutricionista.
Segundo Simone, isso ocorre porque as empresas precisam de profissionais qualificados em posições que não oferecem salários atraentes para quem tem formação universitária. "E a mão de obra disponível ou tem formação universitária ou não tem formação nenhuma", explica.
O programa Emprega São Paulo criou um portal para intermediação de mão de obra que dispensa a prsença nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o que além de facilitar e tornar mais ágil o trabalho, está mudando o perfil de vagas e candidatos que participam do sistema.
Segundo Simone, o fato de poder acessar o sistema e fazer o cadastro de casa ou da empresa aumentou o número de candidatos de nível executivo e também a oferta de vagas com esse perfil. "O sistema divide cnadidatos e vagas em quatro segmentos: executivo, técnico, operacional e empregado domiciliar. Antes do portal, como era necessário ir até o posto, pegar senha e enfrentar a fila, não havia candidatos no segmento executivo", conta.
O sistema faz o cruzamento das informações contidas nos dois bancos de dados (candidatos e vagas) e trabalha sozinho. "Uma vez que o sistma encontre a vaga apropriada, envia um torpedo para o celular do interessado com as informações para o encaminhamento", explica. Essa facilidade começou em março de 2009 e até agora, já foram enviados 1,1 milhão de torpedos.
Desde agosto de 2008, o Programa já empregou mais de 360 mil pessoas e tem servido para orientar os projtos de qualificação oferecidos pelo governo.
Simone alerta ainda que, além do trabalhador, as empresas também precisam se adequar ao novo perfil do mercado. "Temos hoje, por exemplo, 1,3 mil vagas de operador de telemarketing sobrando no Estado, 674 delas na Região Metropolitana de São Paulo. Os salários, porém, não são atraentes." O endereço do portal é www.emprego.sp.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

questionario