quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CARREIRA: ENGENHARIA AMBIENTAL

Engenharia ambiental

A carreira na área de engenharia ambiental reserva, ao final da graduação, um
mercado de trabalho com boas oportunidades, seja em pesquisas ou em empresas pública e privadas. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, esse profissional tem sido cada vez mais solicitado e disputado por organizações com interesse em proteger o planeta. Professor de engenharia ambiental na UFRJ, Theóphilo Benedicto Ottoni Filho lembra
que a área tem grande abrangência e está disponível para receber estudantes interessados em física, matemática e ciências da natureza.

Confira a entrevista:

Quanto tempo dura o curso de engenharia ambiental e quais as disciplinas mais trabalhadas nele?
Theóphilo Benedicto- A graduação na área dura, em média, cinco anos e os alunos têm muitas matérias ligadas à física e à matemática. No restante do curso, os estudantes aprendem questões relativas aos recursos hídricos, químicos e ligadas principalmente aos problemas ambientais, ciências da natureza e, claro, legislação ambiental.

Como está o mercado para um engenheiro ambiental e qual a estimativa de salário inicial para um recém-formado?
Theóphilio Benedicto - O mercado está crescendo bastante porque a questão ambiental tem sido tratada de forma mais rigorosa. As empresas e indústrias químicas contratam para o trabalho ligado ao licenciamento ambiental e também para o cálculos dos impactos ambientais de uma obra, por exemplo. Outro ponto é que as universidades formaram menos estudantes do que o mercado necessita. Logo, há boas oportunidades de trabalho. Com relação aos salários, os recém-formados podem receber entre R$ 2,5 mil e R$3,5mil dependendo da área de atuação.

Como é o dia a dia de um engenheiro ambiental?
Theóphilio Benedicto - É um trabalho bem dinâmico.Um dia, o profissional pode ir a campo para estudar uma área e, no outro, pode estar no escritório fazendo contatos. O engenheiro ambiental trabalha muito em equipe porque, dependendo do problema encontrado, vai recorrer um biólogo ou a outros profissionais mais especializados para encontrar soluções.

Em quais áreas o engenheiro ambiental pode se especializa?
Theóphilio Benedicto- A engenharia ambiental é algo bem abrangente. O profissional pode se especializar em recursos hídricos, solo, floresta e outras áreas. É um curinga, porque abre a porta em vários setores.

Quais os prós e contras da profissão?
Theóphilio Benedicto- Os prós são que a engenharia ambiental tem um mercado com bons horizontes para quem está se formando. O profissional pode se especializar em setores em que tenha mais interesse. Um ponto contra é que se virar uma profissão da moda vai ter muita gente no mercado, e a procura por emprego fica mais acirrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

questionario